04 junho 2007

HISTÓRIAS DA NOSSA TERRA

Depois de alguma investigação efectuada pelo jornal Voz da Terra, fomos descobrir um livro onde constam algumas histórias e curiosidades sobre os vários lugares da Freguesia. Livro este que nos foi deixado pelo Sr. Agostinho Gameiro, e que se encontrava agora em posse do Sr. Presidente da Junta. Numa dessas histórias, o Sr. Agostinho conta-nos que a primeira festa do Cercal se realizou em Junho de 1951, e nós fomos pedir ao Sr. Francisco Ferreira Júnior para nos contar um pouco dessa história. “Em 1948 já se trabalhava na construção da Igreja, com trabalho bastante forçado. Os habitantes que tivessem bois ou vacas fariam os transportes de materiais e os filhos, ou filhas, dariam servidão aos pedreiros e outros serviços.

Em 1951 fez-se um peditório para concluir as paredes. E nesse mesmo ano foi celebrada a primeira missa, que não foi dentro da Igreja. Foi celebrada mais ou menos, onde está a quermesse. A celebração foi feita em cima de uma camioneta que pertencia a António Jacinto Ferreira, mais conhecido por “Ti Taxeira”. O sermão foi em cima de uma dorna devidamente adornada por uma colcha. Foi celebrante o Sr. Padre Francisco Rendeiro, então Director do Seminário na Aldeia Nova e mais tarde Bispo do Algarve e depois de Coimbra. Durante a tarde houve um arraial com venda de bolos e uma quermesse que foi abrilhantado pela filarmónica do Arrabal.

Em 1952 fez-se outro peditório para comprar a telha. Ainda me recordo do elogio que fez a todo povo, pelos sacrifícios de toda a ordem, fazendo uma comparação da mulher que está para dar à Luz; sofre, geme, mas depois que vê o filho tudo esquece e a dor transforma-se em alegria.

Assim sois vós com tantos sacrifícios nesta grande construção, mas hoje vejo nos vossos rostos a alegria que sentis.

Em 1956 tivemos como capelão o Sr. Padre Luís Gusmão que veio de Fátima e mais tarde o Reverendo Padre Alberto (Dominicanos) que foi nosso capelão durante mais ou menos 30 anos.”

Voz da Terra